Treino de Competências de Sobrevivência

 

        A sobrevivência é a arte de permanecer vivo. A atitude mental é tão importante quanto a resistência física e o conhecimento. Neste curso aprenderá a reconhecer e a aproveitar ao máximo qualquer objecto, recurso e elemento natural e a usá-los em seu proveito. Aprenderá igualmente como atrair a atenção para si próprio para que possa ser socorrido ou como se ocultar caso disto dependa a sua segurança. Adquirirá conhecimentos de orientação e navegação, fundamentais tanto no quotidiano como em situações de emergência. Dessa forma será capaz de encontrar o melhor caminho em território desconhecido de volta à civilização se não houver esperança de ser socorrido. Aprenderá a manter-se em boas condições físicas e psicológicas assim como a saber curar-se a si e aos outros caso adoeça ou se fira.

 

        É importante ser capaz de manter a sua moral e a dos outros que partilham a mesma situação, assim como, ter capacidades de liderança. Qualquer equipamento que possua dever ser considerado um bónus, visto que a pior situação de sobrevivência geralmente se verifica quando não temos nenhum. A falta de equipamento não deve significar estar desprovido pois trará capacidades e experiências, mas essas não devem ficar enferrujadas e deve sempre melhorar o seu conhecimento.

 

    Pense nas capacidades de sobrevivência como uma pirâmide onde a base é a vontade de sobreviver, o próximo nível da pirâmide é o conhecimento. Este inspira confiança, afastando receios. O terceiro nível é o treino, a mestria das capacidades e a sua manutenção. No topo da pirâmide depois de combinados o instinto de sobrevivência, o conhecimento e o treino, está o seu kit de sobrevivência. Desta forma, estará mais preparado para situações inesperadas como quando a sua vida está em risco.

 

                                        

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3

   

        No entanto, nem sempre as técnicas de sobrevivência servem unicamente para situações extremas e desagradáveis, estes conhecimentos podem proporcionar o conforto e a alegria quando pretendemos fruir do meio natural num simples passeio ou campismo. 

 

           Kuru Hari é uma disciplina que ensina a sobreviver. Com origem no Japão, tem vindo já há séculos a desenvolver o físico, a mente e o espírito de homens e mulheres. Inicialmente, estes conhecimentos foram transmitidos somente entre guerreiros ninja. Todavia, a partir da segunda metade do séc. XX, foi difundida no ocidente. Como metodologia, o Kuru Hari revela as vantagens de saber entender o ritmo da Natureza e estar aqui e agora, onde pertencemos. O passado dá-nos o saber dos antigos, o futuro é uma preocupação constante que devemos perspectivar, mas não à custa do momento presente. Ao ter consciência desta realidade, mais facilmente identificamos situações emergentes e os recursos necessários para que, aliados à técnica, possamos construir a resposta à sobrevivência.