top of page

Treino de Competências de Sobrevivência

 

        A sobrevivência é a arte de permanecer vivo. A atitude mental é tão importante quanto a resistência física e o conhecimento. Neste curso aprenderá a reconhecer e a aproveitar ao máximo qualquer objecto, recurso e elemento natural e a usá-los em seu proveito. Aprenderá igualmente como atrair a atenção para si próprio para que possa ser socorrido ou como se ocultar caso disto dependa a sua segurança. Adquirirá conhecimentos de orientação e navegação, fundamentais tanto no quotidiano como em situações de emergência. Dessa forma será capaz de encontrar o melhor caminho em território desconhecido de volta à civilização se não houver esperança de ser socorrido. Aprenderá a manter-se em boas condições físicas e psicológicas assim como a saber curar-se a si e aos outros caso adoeça ou se fira.

 

        É importante ser capaz de manter a sua moral e a dos outros que partilham a mesma situação, assim como, ter capacidades de liderança. Qualquer equipamento que possua dever ser considerado um bónus, visto que a pior situação de sobrevivência geralmente se verifica quando não temos nenhum. A falta de equipamento não deve significar estar desprovido pois trará capacidades e experiências, mas essas não devem ficar enferrujadas e deve sempre melhorar o seu conhecimento.

 

    Pense nas capacidades de sobrevivência como uma pirâmide onde a base é a vontade de sobreviver, o próximo nível da pirâmide é o conhecimento. Este inspira confiança, afastando receios. O terceiro nível é o treino, a mestria das capacidades e a sua manutenção. No topo da pirâmide depois de combinados o instinto de sobrevivência, o conhecimento e o treino, está o seu kit de sobrevivência. Desta forma, estará mais preparado para situações inesperadas como quando a sua vida está em risco.

 

                                        

   

        No entanto, nem sempre as técnicas de sobrevivência servem unicamente para situações extremas e desagradáveis, estes conhecimentos podem proporcionar o conforto e a alegria quando pretendemos fruir do meio natural num simples passeio ou campismo. 

 

           Kuru Hari é uma disciplina que ensina a sobreviver. Com origem no Japão, tem vindo já há séculos a desenvolver o físico, a mente e o espírito de homens e mulheres. Inicialmente, estes conhecimentos foram transmitidos somente entre guerreiros ninja. Todavia, a partir da segunda metade do séc. XX, foi difundida no ocidente. Como metodologia, o Kuru Hari revela as vantagens de saber entender o ritmo da Natureza e estar aqui e agora, onde pertencemos. O passado dá-nos o saber dos antigos, o futuro é uma preocupação constante que devemos perspectivar, mas não à custa do momento presente. Ao ter consciência desta realidade, mais facilmente identificamos situações emergentes e os recursos necessários para que, aliados à técnica, possamos construir a resposta à sobrevivência.

                                        

bottom of page